O QUE É A CLEV?
A CLEV, Coordenação Local de Estágios e Vivências, como braço do Diretório Acadêmico (DAERLO), é um dos contatos direto da DENEM (Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina), através da CEV (Coordenação Nacional de Estágios e Vivências) e do Diretório Acadêmico. A CEV (Coordenação de Estágios e Vivências), a nível nacional, trabalha na articulação e organização de estágios nacionais e internacionais para os estudantes de medicina.
Internacionalmente, a CEV inseriu o Brasil como Membro da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA), federação mundial, não governamental, sem fins lucrativos, que todo ano organiza mais de 13.000 programas de intercâmbio clínico e de pesquisa.
A CLEV é responsável por auxiliar os estudantes locais que se interessam pelo intercâmbio durante o processo de seleção disponibilizando os editais e realizando Oficinas de Capacitação, além de coordenar os intercambistas de fora a serem recebidos pela faculdade, selecionando anfitriões, padrinhos e tutores e fazendo contato com os diretores de cada especialidade no hospital.
A gestão da CLEV é vertical, e em sua estrutura conta com um presidente, LEO’s IN (Local Exchange Officer for Incomings), LEO's OUT (Local Exchange Officer for Outgoings) e os membros da Rede de Ajuda.
A partir de qual semestre é possível fazer estágio?
Para o EI (Estágio Internacional), o estudante do ciclo básico pode participar em pesquisas pelo SCORE (a partir do 1º ano/2º período). Pelo SCOPE, é preciso ter iniciado a clínica médica (a partir do 3º ano/6º período).
COMO ME INSCREVER?
Primeiro você deve saber como a seleção funciona, e vamos falar tudo resumidamente aqui:
- O edital regular, que é liberado normalmente em outubro, usa, como critério para distribuir os alunos nos países que eles escolheram, um somatório de pontos atribuídos para cada tipo de atividade extracurricular realizada. A lista é bem grande, mas já vamos dar uma dica: o que dá mais ponto é ser anfitrião ou padrinho pela CLEV!
- Na sua ficha de inscrição, você pode escolher até 10 países dentre os que estarão listados no edital. A cidade/faculdade, departamento e mês do estágio só são escolhidos depois que tiver sido aceito para aquele país.
- É essencial ter pelo menos dado uma olhada nas Exchange Conditions, no site da IFMSA, dos países que você pretende selecionar, para já ter uma ideia das datas, departamentos e cidades em que eles aceitam e dos documentos que eles exigem.
Então mãos à obra:
Primeiro passo: Compilar todos os seus certificados válidos. Para começar a fazer isso, não espere a abertura do edital, pois já será muito em cima da hora. O melhor é dar uma boa lida nos critérios de pontuação do edital anterior, e já ir solicitando seus certificados.
Segundo passo: Depois que o edital é liberado, você deve se inscrever, e atenção aos prazos que estarão no edital! Não haverá exceções e nem descumprimento desses prazos. Para confirmar sua inscrição, deve fazer 4 coisas:
-
Participar da Oficina de Capacitação dada pela CLEV. O certificado de participação é um dos documentos obrigatórios da inscrição, e deve ser uma durante o período de vigência do edital (não adianta ter ido na do ano passado);
-
Pagar a taxa de inscrição, de 50 reais à CLEV;
-
Organizar todos os seus certificados em um arquivo de power point que será disponibilizado pela CLEV e envia-lo para o email ;
-
Preencher o formulário online de inscrição, cujo link estará no edital.
Terceiro passo: Caso você tenha sido aceito no resultado oficial, parabéns! Agora é que você paga a primeira taxa, para confirmar sua seleção. Caso não a pague, estará desistindo de todo o processo, mas não perde seus pontos!
Quarto passo: Ler as Exchange Conditions (EC) do país para o qual você foi selecionado e já ir providenciando os documentos necessários.
Quinto passo: Preencher o Application Form (AF) no máximo 2 meses após recebê-la da CEV. É agora que você escolhe a data da sua viagem, o seu departamento e a cidade/faculdade em que quer estudar.
Sexto passo: Caso o seu contrato seja aceito, você receberá, em no máximo 2 meses antes da sua data desejada para a viagem, a Carta de Aceitação do país, e ela contém a data, faculdade e departamento para o qual você foi aceito. Após o recebimento, você tem apenas 10 dias para pagar a segunda taxa, então atenção!
Sétimo passo: Quando você tiver pago a segunda taxa e comprado suas passagens, deve enviar a Carta de Confirmação para a faculdade na qual foi aceito. Esta contém principalmente suas informações de voo, e DEVE ser enviada até 30 dias antes da sua viagem.
Oitavo passo: Arrumar as malas! E não se esqueça de colocar nela o seu Handbook! Ele será o seu diário e a sua “lista de presença” durante o intercâmbio, e é essencial preenche-lo para receber seu certificado no final.
CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO
PONTUAÇÕES INDIVIDUAIS
1. Ser anfitrião de um estudante participante do estágio nacional ou internacional organizado pela DENEM;
2. Ser padrinho/madrinha;
3. Participação em Monitoria, Extensão, Ligas Acadêmicas, Estágios Extracurriculares e Projeto de pesquisa/ Iniciação Científica;
4. Participação em Cursos de Ligas, Simpósios, Congressos e EQUIVALENTES;
5. Participar de estágios nacionais ou internacionais promovidos pela DENEM (SCOPE/SCORE, EN, NBC, NBChina, SCOPH Exchange);
6. Apresentação de palestras, apresentações de trabalhos ou publicações de resumos em anais de Congresso, Jornadas e Simpósios;
7. Organização de Congressos, Simpósios ou equivalentes;
8. Participação em fóruns e eventos da DENEM (valem COBREM, ECEM, Seminário do CENEPES, Seminário de Gestão FONEMP, FOREMP, EREM, ECExU, ECEV, FEV, ENLAS E ELV);
9. Organização de Fóruns e Eventos da DENEM (valem COBREM, ECEM, Seminário do CENEPES, ROEx que não ocorra concomitante a outro evento da DENEM, FONEMP, FOREMP, EREM, ECExU, ECEV, FEV, ENLAS, ELV, SEMINÁRIO DE GESTÃO);
10. Publicação de trabalho completo em revistas científicas;
11. Participação em gestão em CA/DA/DCE/DENEM;
12. Participação como Rede de Ajuda em CA/DA/DCE/DENEM;
13. Ser Representante Discente de departamentos ou órgãos colegiados da faculdade;
14. Participação em fóruns e eventos do CA/DA/DCE e atividades culturais reconhecidas pelo CA/DA/DCE (excetuam-se festas);
15. OREM e Eventos esportivos promovidos por CA/DA/DENEM ou atléticas com respaldo do CA/DA/DENEM;
16. Cada semestre avançado no curso médico, incluindo o que está cursando até o momento da inscrição;
17. Certificado ou diploma de estudo de línguas.